31 de julho de 2015

Estrada que dá acesso à Vila do Pará está intransitável por causa da lama


Fotos registradas nesta sexta-feira e enviadas ao Blog Merece Destaque, mostram as péssimas condições de tráfego pela estrada que dá acesso à Vila do Pará, em Santa Cruz do Capibaribe.

   
"Com as chuvas que estão caindo na região, a estrada ficou em péssimas condições de tráfego, devido ao material de péssima qualidade que foi usado pela equipe da prefeitura municipal de Santa Cruz para fazer "reparos" na estrada". Disse um morador da Vila.

Nas fotos é possível ver a grande quantidade de lama e nota-se que é uma lama muito escorregadia, o que aumenta o risco de acidentes. Vários carros tentando passar, porém os deslizamentos e atolamentos são constantes.

                                   
A prefeitura de Santa Cruz realizou obras na estrada há pouco tempo, mas de acordo com populares, o material utilizado foi barro retirado de açudes.

Uma obra que deveria melhorar a vida das pessoas, está dando muita dor de cabeça em quem precisa passar por aquela estrada.


Do Blog Merece Destaque
Fotos: Elias Silva

30 de julho de 2015

Chapa de 2008 poderá ser reeditada


Dida de Nan desponta como favorito nos bastidores para pleitear vice-prefeitura ao lado de Edson Vieira

Já corre nos bastidores do grupo de situação que um dos nomes preferidos do prefeito Edson Vieira (PSDB) para compor a chapa majoritária ao seu lado em 2016 é o do vereador Dida de Nan (PSDB). Seria uma reedição da chapa Boca-preta de 2008, quando a dupla foi derrotada por Toinho e Zé Elias, ambos no PTB à época.
.
A possível escolha de Dida estaria ligada diretamente a sua fidelidade com o grupo de situação, no intuito de evitar que o episódio de ruptura entre prefeito e vice ocorresse novamente.
.
Durante entrevista à Revista Capibaribe em junho deste ano, o prefeito Edson Vieira (PSDB) deu pistas dos nomes que estaria avaliando para uma composição em 2016. Edson citou que o perfil do novo vice deveria ser, sobretudo, a lealdade e a amizade.
.
Além de praticamente descartar uma dobradinha com o PSB quando também declarou que a legenda já estava com um deputado estadual votado pelo grupo, apontou que o vice seria escolhido sem levar o partido em consideração, sinalizando que não teria problemas em formar uma chapa puro-sangue.


Fonte: Blog do Ney Lima

Filme que teve locações no Moda Center é selecionado para o Festival de Cinema de Veneza


                                 
O longa-metragem “Boi Neon”, cujo título original era “Valeu boi”, do pernambucano Gabriel Mascaro, é um dos três filmes brasileiros selecionados para a 72ª edição do Festival de Cinema de Veneza, que acontece entre os dias 2 e 12 de setembro na cidade italiana.

O filme, estrelado pelo ator Juliano Cazarré no papel de Iremar, teve locações no maior centro atacadista de confecções do Brasil. As gravações no Moda Center Santa Cruz aconteceram em abril de 2014 e mostram espaços coletivos, como corredores, estacionamentos, áreas de acesso ao local e, principalmente, uma loja de manequins localizada dentro do centro de compras.

A história de “Boi Neon” retrata a busca pelos sonhos. O peão interpretado por Juliano percorre o Nordeste para participar de vaquejadas, até que se depara com o Moda Center Santa Cruz e decide trabalhar com confecções, produzindo moda.

Maeve Jinkings (“O Som ao Redor”) e Vinicíus de Oliveira (“Central do Brasil”) completam o elenco de “Boi Neon”, que competirá na Mostra Horizonte juntamente com o também brasileiro “Mate-me Por Favor”, da carioca Anita Rocha da Silveira. Já a produção paraense Tarântula, de Aly Muritiba e Maria Calafange, representa o Brasil na mostra de curtas-metragens.

A produção do filme de Mascaro é da Desvia Produções Artísticas e Audiovisuais.


Fonte: Blog do Ney Lima

29 de julho de 2015

População de Poço Fundo sofre com a falta de água


Apesar das chuvas em um volume de água que não seja capaz de encher as barragens maiores, é água suficiente para encher cisternas e pequenos barreiros.Mas a população ainda sofre com a estiagem prolongada e enfrenta filas diariamente para conseguir um pouco de água potável. Em Vila de Poço Fundo hoje pela manhã.

                            


Fonte: Arnaldo Vitorino via Facebook

27 de julho de 2015

Ao Pé do Ouvido


                                  
Responsável pela adesão de Toinho do Pará ao grupo Boca-Preta, o Deputado Estadual Diogo Moraes está caindo em campo para convencer o vereador Zé Elias, hoje no PTB, a fazer o caminho do ex-prefeito.

Zé Elias foi vice prefeito de Toinho e vem sendo assediado desde sua eleição ao legislativo, mas agora as articulações estão mais fortes que nunca. Na vila do Pará Toinho chegou a dizer a Zé Elias. “Seu Zé. Vem pra cá que é bom demais”.

   
O deputado Diogo se inspira em Eduardo Campos para tentar trazer o maior número de políticos para o lado que está, e ao pé do ouvido tenta convencer o experiente Zé Elias que o melhor caminho para ele é retornar ao seu antigo grupo político.

Será que o ditado que diz que “o bom filho a casa torna” irá se concretizar?          


Fonte: Blog Direto ao Ponto.

24 de julho de 2015

Presídio de Santa Cruz do Capibaribe já recebeu seus 12 primeiros detentos


   
O presídio de Santa Cruz do Capibaribe que foi inaugurado no ultimo dia 10 de Julho, recebeu 12 detentos que foram transferidos da Penitenciária Juiz Plácido de Souza de Caruaru.

 Segundo informações repassadas ao Agreste Notícia, as transferências dos reeducandos foram feitas sobre o apoio de um esquema de segurança nas primeiras horas desta manhã.

 Por motivos de segurança não foi divulgado em quantas celas foram distribuídos os prisioneiros que ficaram na unidade que é administrada pela Secretária de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco.

 A expectativa é que a transferência dos outros detentos seja feita gradativamente e até o final desse mês, o contingente de 50 presos já fiquem alojados no presídio que fica localizado as margens da rodovia PE-160 na Zona Rural de Santa Cruz.


Fonte: Blog Agreste Notícia

20 de julho de 2015

Segue o flerte - Pedidos, fotos e sorrisos


   
Frequentador assíduo de festas de inaugurações e eventos da prefeitura municipal, o vereador oposicionista José Elias Filho (PTB) também marcou presença no ultimo sábado (18) na Vila do Pará, quando a gerencia de esportes realizou a final do campeonato dos sítios. Até ai tudo normal.

Ao fim, a comunidade comemorou com uma quadrilha e muito forró e no meio do povo esteve Zé Elias posando para fotos com o prefeito Edson viera (PSDB) e vereadores da situação, aos gritos de ‘volta Zé’.

Perguntado sobre seu retorno ao grupo do qual militou por décadas, ele foi econômico. “Tenha calma, tenha calma”, para logo após, sair aos risos.


Fonte: Blog Direto ao Ponto

Toinho discursa pela primeira vez, em ‘palanque azul’


                                    
Vinte e dois dias após selar rompimento político com o grupo taboquinha e firmar de vez compromisso com Diogo Moraes e Edson Viera, o ex-prefeito Toinho do Pará fez seu primeiro discurso, em palanque do grupo boca preta, no ultimo sábado (18).

Lugar melhor, impossível. Na vila em que carrega de sobrenome, Toinho em tom empolgante declarou que ‘chegou de vez ao grupo boca preta’.

“Hoje estou renovado, de baterias recarregadas, empolgado para trabalhar mais por esse povo. Podem saber que chegou o Messi, o Ronaldinho Gaúcho nesse time que vem dando certo e dará muito mais daqui para frente. Eu cheguei meu irmão, pode contar comigo”, disse para aplauso geral.


Fonte: Blog Direto ao Ponto

19 de julho de 2015

Final do Campeonato dos Sítios 2015


Estrelinha da Vila do Pará leva o titulo do Campeonato dos Sítios 2015 de Santa Cruz do Capibaribe:

Com gol de pênalti, o título ficou com time do Pará!

Em um sábado de festa a Vila do Pará recebeu centenas de visitantes para ver de perto a grande final do Campeonato dos Sítios 2015, que contou com organização e estrutura que deram um brilho especial a competição, considerada um sucesso.

                                                               Estrelinha Equipe Campeã

                                                            Barrinho Equipe Vice Campeã



Fotos: Blog do Jairo Gomes / Texto: Blog Sulanca News

Igreja das Terezinhas continua sendo erguida


A igreja das Terezinhas continua sendo erguida em passos lentos e nescesita de ajuda da população:


4 de julho de 2015

Em Poço Fundo, Carlinhos da Cohab anuncia apoio ao pré candidato Cleiton Barbosa

                                        
O Vereador Carlinhos da Cohab escolheu, não sem motivo, o distrito de Poço Fundo para anunciar o seu apoio, à pré candidatura para prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, ao empresário Cleiton Barbosa.


Na fala de Carlinhos ele enfatizou as qualidades dos dois pré candidatos a prefeito do grupo Taboquinha (Fernando Aragão e Cleiton Barbosa) e disse que a pesquisa popular é quem definirá qual será o escolhido para enfrentar Edson Vieira. Disse também do seu engajamento no grupo e do apoio que deu ao candidato a deputado estadual Ernesto Maia, no pleito passado e falou que se a eleição fosse hoje, "votaria de novo nele".


Quanto ao apoio ao nome de Cleiton Barbosa ele deixou bem claro que foi procurado por quatro ex sub prefeitos do distrito (Livinha, Lissinha, Givanildo e Biu Neguinho) e que foi proposto que eles apoiariam o seu nome para vereador em 2016 e em troca ele apoiaria o nome de Cleiton Barbosa nessa pré campanha.

Um verdadeiro dilema e uma pressão enorme o vereador passou nos últimos dias. A decisão de Carlinhos foi tomada e só saberemos se foi acertada com o tempo.

E como bem disse um certo pensador: "O tempo é o senhor de todas as coisas".




Fotos: Almir das Neves

Falta de água e recessão na economia levam caos a cerca de 2 milhões de pessoas no Polo Textil do Agreste Pernambucano


Click e Confira a Matéria:

                          

Regiões têm só 2 dias com água por mês

Bairros inteiros com apenas dois dias por mês com água. Vinte e oito sem.

É assim que algumas cidades de um dos maiores polos produtivos do Nordeste vivem há meses. Em colapso, ou à beira dele, cerca de 2 milhões de pessoas em um raio ampliado. E toda uma cadeia têxtil que abastece o maior centro comercial do ramo da América Latina.

A região de Caruaru, no interior de Pernambuco, tem duas cidades vitais para a indústria têxtil do Nordeste e Norte do Brasil: Santa Cruz do Capibaribe, onde o Moda Center reúne mais de 15 mil pontos de venda e chega a atrair 100 mil pessoas por dia em junho; e Toritama, segundo maior polo no Brasil para o beneficiamento de jeans. Principal matéria-prima em falta: água.


A falta de água na região de Caruaru veio em cima da crise geral na vendas de vestuário. Alguns atacadistas contabilizam perdas de até 30% desde o início do ano, demitem funcionários e fecham lojas de revenda.

Em lugar das centenas de camionetes Toyotas levando compradores pelas estradas em Santa Cruz (100 mil habitantes) e Toritama (41 mil), a paisagem está coalhada agora de carros-pipas, que precisam buscar água para as cidades cada vez mais longe. As maiores represas da região secaram, como em Poço Fundo e Jucazinho, que tem hoje só 5% da capacidade.

Em alguns casos, a distância fez aumentar em até 60% o preço dos carros pipas, que chegam a custar R$ 160 para entregar 11 mil litros de água não potável. Com a barragem seca em Poço Fundo, a população recorre diariamente a baldes e vasilhas para pegar água dos carros pipa.

A situação é mais grave em Toritama, que vive basicamente de beneficiar jeans que vêm do Sul e Sudeste. A Mamute, maior lavanderia local, utilizava 8 bilhões de litros de água por mês para os jeans (cerca de 40 litros por peça). Hoje, tem à disposição apenas 4 bilhões de litros (grande parte reciclada), diminuiu turnos de trabalho de 3 para 1, cortou 16 funcionários (de 84) e prevê mais demissões.

O chamado Arranjo Produtivo Local na região próxima a Caruaru gera 150 mil empregos diretos em 18 municípios e movimenta cerca de 700 milhões de peças por ano em artigos de moda.

Em Santa Cruz do Capibaribe, onde funciona o Moda Center, com 120 mil m² de área coberta para revenda de roupas, lojistas falam em “colapso” de vendas por conta da economia em geral e pela falta de água na região.


Fonte: TV Folha