5 de fevereiro de 2015

Secretaria Executiva de Agricultura destaca ações de convivência com a Seca


                                   
A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe por meio da Secretaria Executiva de Agricultura tem realizado um trabalho para a convivência com a seca, entre as ações estão a implementação do Plano de Convivência com o Semiárido, reunião de informações sobre a agricultura local, com a finalidade de aplicar medidas visando o desenvolvimento rural sustentável do município, PAA (Plano, Aquisição de Alimentos), a prefeitura adquire parte da alimentação produzida na zona rural e distribui entre escolas e creches; Garantia Safra, assegura aos produtores de milho e feijão bônus em decorrência de prejuízo nas plantações, transporte gratuito do milho da CONAB, cursos através do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizado Rural), desenvolvendo a oferta de produtos no meio rural, distribuições de mudas de soro, moringa e palmas resistentes à seca e pestes.


Foi idealizada a Feira da Produção Familiar, onde 20 famílias comercializam produtos orgânicos e vendem direto ao consumidor, gerando emprego e renda. No tocante a água, foram perfurados diversos poços e instalados dessalinizações em alguns povoados do meio rural, com também houve distribuição de água via carro pipa pelo exército.


“Estamos no quarto ano de seca consecutiva em nossa região, um problema sério para a zona rural, porém o governo municipal tem feito um trabalho para as pessoas conviverem com ela e ainda ganhar algum dinheiro com a agricultura. Feira da Produção Familiar, cursos, perfuração de poços e distribuição de água, doações de mudas são ações de impacto positivo, onde a população da zona rural de Santa Cruz está conseguindo suportar a seca”, destacou Lenildo Araújo, Secretário Executivo de Agricultura.

Ainda de acordo com Lenildo, a prefeitura tem feito um trabalho sistemático com o poio das associações rurais, e a participação da Pastoral Rural  e do Conselho Rural Sustentável para os  agricultores  poderem sobreviver com a seca, gerando emprego e renda no meio rural do município.


Fonte: Blog Direto ao Ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário