22 de dezembro de 2014

Motocicletas do Tipo 'Cinquentinha' Deverão Ser Emplacadas em Caruaru


                        
                                                               Imagem: ilustrativa

A Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) irão estipular prazos para que os proprietários de motocicletas de cinquenta cilindradas, conhecidas como “cinquentinhas”, emplaquem estes veículos em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

Entre as intenções, estão garantir a segurança de pilotos e passageiros e combater a ação de criminosos na região.

De acordo com Alex Monteiro, diretor de Trânsito e Transportes da Destra, desde o dia 1º de dezembro a lei que obriga o emplacamento das 'cinquentinhas' em Caruaru já está em vigor.

“Nós tomamos conhecimento do lançamento no Diário Oficial e já foi regulamentado. Tivemos de posse desse material.

O Detran já está tomando as providências para poder, junto com a Destra, estipular os prazos, para que as pessoas compareçam para fazer o emplacamento dos ciclomotores”.

O registro é determinado pelo artigo 120 do Código Brasileiro de Trânsito e a falta traz consequências graves à sociedade.

                                     G1
Sem o emplacamento, a fiscalização muitas vezes fica limitada e ainda há o risco de facilitar a ação de bandidos que podem usá-las para a prática de assaltos e roubos, como alerta o capitão Edmilson Silva, relações públicas do 4º Batalhão de Polícia Militar.

A 'cinquentinha' virou um problema de segurança pública sério. Ela tanto é alvo da cobiça dos marginais, como ela é utilizada para a pertubação do sossego ou para cometimento de outros crimes.

A Polícia Militar tem feito um trabalho conjunto com a Destra, para reprimir as ações criminosas na utilização desse tipo de veículo”.

'Cinquentinhas' teriam sido roubadas em Caruaru
O valor de uma moto como essa não passa dos R$ 3 mil, talvez por isso seja possível ver tantas circulando pelo município.

O problema é que quem as compra muitas vezes esquece da obrigatoriedade do uso do capacete ou sequer possui habilitação.

Para se conduzir a 'cinquentinha' o condutor deverá estar portando autorização para conduzir ciclomotor, a habilitação.

Ele deve ter, por isso, acima de 18 anos e deve sempre utilizar o capacete de segurança, além dos demais equipamentos”, explica Ivanildo Pereira, agente de fiscalização do Detran.

Recentemente, a polícia encontrou “cinquentinhas” em uma casa de uma vila de Caruaru. Elas teriam sido roubadas.

“Nós recebemos informações de que uma pessoa teria jogado uma bolsa nos fundos de uma residência. Ao verificar, foi constatado que teria uma bolsa feminina com vários documentos.

Verificando os documentos, conseguimos contato com a pessoa e então ela informou que tinha sido assaltada e teriam levado a sua moto.

Daí, fomos fazer uma busca na residência de onde teriam sido jogados os documentos e, para a nossa surpresa, dentro de uma garagem havia seis cinquentinhas cobertas com uma lona e, algumas delas, com restrição de roubo”, afirmou o Cabo Erivaldo Gonçalves.

Fonte: G1 Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário