11 de novembro de 2014

Suspeita de caso de ebola leva pânico a Caruaru


                              
                        Policlínica segue isolada em Caruaru. Foto: Portal Saúde Pernambuco.
                             
Na manhã desta terça-feira (11) a divulgação de que um paciente em Caruaru, internado sob a suspeita de estar infectado com o vírus Ebola, colocou o estado em alerta.

A notícia ganhou repercussão entre os principais meios de imprensa do estado após a confirmação de que um homem, ainda não identificado, deu entrada na policlínica do bairro Vassoural com dores no corpo e febre, sendo que ele teria vindo, recentemente, da Guiné Equatorial.

Embora o país africano esteja de fora do mapa de casos da doença, a divulgação do fato fez com que a policlínica fosse isolada e os pacientes que lá estavam foram transferidos para outras unidades de saúde do município.

Uma equipe de infectologistas da Secretaria Estadual de Saúde (SES) foi mobilizada para acompanhar o caso e a prefeitura de Caruaru já emitiu nota, negando que o paciente esteja com o vírus, que causa a morte de 90% das pessoas que infectadas.

                                  
Uma coletiva de imprensa deve ser realizada ainda hoje, onde a Secretaria de Saúde de Caruaru deve falar mais informações precisas sobre o caso, sendo a principal hipótese apontada por eles é que o paciente esteja com malária.
                                                                  O paciente foi transferido para o Hospital Oswaldo Cruz, no Recife
                                                                 Foto: NE10 (divulgação).

O paciente será encaminhado para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, para realização de testes específicos que descartem a possibilidade de infecção pelo Ebolavirus, que já matou mais de cinco mil pessoas em todo o mundo.

Entenda a doença:

O ebola é uma doença causada pelo Ebolavirus, cujos sintomas incluem febre, fraqueza intensa, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta.

À medida que a doença evolui, surgem vômito, diarreia, erupções cutâneas (caroços com pus), deficiência nos rins e fígado, além de hemorragias graves em várias partes do corpo.

Não há cura ou medicamentos que combatam o agente causador, mas apenas amenizam os sintomas.


Fonte: NE 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário