5 de abril de 2014

Norte do Chile se recupera de terremoto


Notícias do Brasil e do Mundo:

                                                                         Foto:Da AFP

Em Arica, mais de 90% do fornecimento de energia foi restabelecido.
A água estava disponível para 80% das casas das cidades mais afetadas.

As regiões do norte do Chile se recupevam nesta sexta-feira (4) após o terremoto de terça-feira e as fortes réplicas que forçaram a população deixar a costa,enquanto a presidente Michelle Bachelet reorganiza as prioridades do seu programa para os próximos meses.

Em Arica, mais de 90% do fornecimento de energia elétrica foi restabelecido, enquanto na região de Tarapacá, especialmente na cidade de Alto Hospicio, a eletricidade voltou em menos da metade das casas, indicou o ministro da Energia, Maximum Pacheco.

                                                          Foto: José Manuel de la Maza

A água, por sua vez, estava disponível para 80% das casas da cidade de Iquique e Alto Hospicio, as mais afetadas pelo terremoto, segundo a companhia Aguas del Altiplano.

Os danos causados pelo terremoto ainda não foram quantificados, mas foram registradas cerca de 2.500 casas afetadas.

Segundo o general Miguel Alfonso, responsável pela área do desastre, a região tem retomado seu abastecimento, o que permite garantir a distribuição de alimentos e de combustível para os próximos 20 dias.
                                                       
Por causa do medo e da incerteza, "a população recorreu a um consumo excessivo de produtos básicos, mas sem perturbar a ordem pública ou provocar um aumento de preços", disse Alfonso à Rádio Cooperativa.

O governo ameaçou com sanções aqueles que especularem com os preços dos produtos de primeira necessidade, e a Promotoria de Tarapacá informou que até o momento não houve detenções por este delito.
                                                           Foto: José Manuel de la Maza

O terremoto de 8,2 graus na escala Richter sacudiu terça-feira o norte do Chile foi seguido por tremores secundários fortes, um de 7,6 graus, o que obrigou a evacuação da costa.

Várias famílias optaram por passar a noite fora de suas casas nas zonas de segurança por medo de novos tremores.
                                                             Foto: José Manuel de la Maza

As autoridades explicaram que as pequenas cidades do interior dessas regiões desérticas foram as mais afetadas devido a precariedade de suas construções, e a prioridade para eles era a restauração de canais de irrigação para evitar a perda de suas colheitas.

                                                          Foto: José Manuel de la Maza

A presidente Michelle Bachelet, que retornou quinta-feira à tarde para Santiago após passar dois dias visitando as áreas mais afetadas, reuniu-se nesta sexta com seu gabinete para discutir a situação de emergência e coordenar os próximos passos.

                                                              Foto: José Manuel de la Maza

Bachelet se comprometeu em realizar 50 medidas nos primeiros 100 dias de sua administração, entre as quais duas já foram submetidas ao Congresso.

Fonte: G1 Mundo / Da AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário